AUTOMONITORIZAÇÃO DA DIABETES

A automonitorização da diabetes, através do monitoramento diário da glicemia é a ferramenta mais importante no papel do portador da doença para o tratamento da diabetes.

A disponibilização de materiais e insumos para verificar a glicemia vem variando e evoluindo cada vez mais, embora a utilização da fonte e do material não mudem, a modernidade e a tecnologia tem possibilitado menos dor e desconforto e maior precisão no controle da glicemia, seja através do sangue ou da urina.

Hoje é disponibilizado ao portador dessa doença crônica os materiais e insumos para o controle na glicemia, normalmente conhecido como glicosímetros, lancetas ou facetas e tiras.

Entenda como funciona e quais as recomendações para o controle diário da glicemia:

  • Usa – se uma agulha ou lanceta, hoje muito pequena no aparelho que nem aparece e só sente uma picadinha na ponta do dedo;
  • A indicação anterior é para se obter no mínimo uma gota de sangue;
  • A gota obtida deve ser depositada no local de indicação na fita de teste, que deve estar no glicosímetro, o aparelho para medir a glicemia;
  • O glicosímetro, deve estar preparado e então vai mostrar uma medida, o valor da glicemia no visor, tela do aparelho.

 

A indicação da realização do teste é em jejum ou pós refeições, no tempo de duas horas após a refeição.

Qualquer pessoa pode medir a glicemia!

O tratamento estará sendo efetivo, se a glicemia se manter próximo dos níveis normais, ou seja, em jejum abaixo de 100mg/dl e pós refeições abaixo de 140mg/dl.

Aceitar a doença, aderir ao controle e aprender a respeito no dia – a – a dia, em fases, momentos e situações variadas, como viajar, por exemplo, e seguir uma rotina de prevenção de complicações, como cuidar da alimentação, tudo isso é essencial e com o sucesso do tratamento e hábitos saudáveis uma vida longa e saudável são mais fáceis.

O diabético pode ter uma vida normal, se com os cuidados devidos!

Havendo qualquer dúvida, converse com o médico ou com um profissional de saúde para orientá-lo. Você também pode falar agora mesmo com um profissional de saúde Ei, Doutor!

Gestores de Rh e planos de saúde Tenha o App VIC como um diferencial.

Recent Posts