Conheça as principais mudanças na saúde

Com o passar dos tempos e com toda evolução, inclusive da história do homem, da sociedade em que vive, das lutas, conquistas a saúde, seja na sua definição, entendimento ou no acesso, também vem sofrendo alterações, de acordo com sua evolução.

Há muito a saúde vem sendo tratada como um bem-estar completo, físico e mental, ausência de doença, como um direito de todos e um dever do estado. O que já é perceptível que é um estado completo de bem-estar que é quase impossível de se alcançar, para não se dizer impossível. Neste sentido, compreender o ser-humano e sua capacidade, assim como tudo que necessita para o atendimento de suas necessidades humanas básicas é fundamental.

Assim de acordo com Giovanella saúde é entendida como a capacidade do ser humano desempenhar tudo o que é possível e capaz do homem e a saúde é determinada de acordo com a inserção do homem na produção e no consumo, ou seja, o trabalho, acesso a moradia, saneamento básico, alimentação, educação, saúde, lazer, relações sociais, os conhecidos determinantes da saúde.

Propor ações de cuidado com base na realidade de cada um torna a demanda resolutiva de forma mais eficaz.

O atendimento de saúde deve ser na pessoa como um todo e não na doença.

Desta forma o desafio dos profissionais da saúde tem sido deixar para trás o modelo tradicional de atendimento da saúde, embora o discurso tenha sido hegemônico e tenha havido experiencias exitosas em diferentes regiões, o modelo ainda é centrado no biológico, no atendimento da queixa, focado na doença. Então o novo modelo de atendimento de saúde, assim como a educação, tem buscado migrar do modelo tradicional, onde uma pessoa central ensina e outros capturam o conhecimento, para a troca de saberes, baseados na realidade que cada um vive.

O cuidado integral é incentivado, ou seja, tratar a pessoa como um todo e de forma interdisciplinar, isso é o que vem sendo buscado e aplicado pelos profissionais da Equipe Saúde da Família (ESF), uma nova estratégia que surge no Sistema Único de Saúde (SUS), dentro da Atenção Básica (AB) para estar cada vez mais próximo das pessoas e facilitar o acesso a educação, promoção e proteção da saúde, além de atender as necessidades, quando for o caso, para recuperação da saúde.

Faça sua parte para manutenção da saúde, se proteja, busque e acesse e para além disso adote um estilo e hábitos de vida saudáveis.

Havendo qualquer dúvida, converse com o médico ou com um profissional de saúde para orientá-lo. Você também pode falar agora mesmo com um profissional de saúde Ei, Doutor!

Gestores de Rh e planos de saúde Tenha o App VIC como um diferencial.

Recent Posts