Entenda a relação da hipertensão com a doença renal

A pressão alta e a enfermidade renal estão intimamente relacionadas.

Segundo informações da Fundação Pró Renal a hipertensão arterial é uma das principais causas de insuficiência renal no mundo todo, elevando os índices de morbi e mortalidade relacionadas a essa enfermidade, que por sua vez compromete a qualidade de vida dos portadores da doença renal crônica, o autocuidado e acompanhamento médico, especialmente com especialista nefrologista é indispensável para controle da doença e apoio em busca de maior expectativa de vida com maior qualidade e bem-estar.

Se a pressão arterial elevada não for controlada pode haver dano renal.

A pressão elevada pode causar estreitamento nas veias e artérias que chegam até o rim.

 

Há casos em que problemas renais podem elevar a pressão arterial e se houver a correção a pressão tende a normalizar.

 

A insuficiência renal pode causar hipertensão arterial devido a retenção excessiva de sal e líquidos.

 

 

A hipertensão arterial pode lesar os rins visto que torna os vasos sanguíneos dos rins mais espessados e rígidos, com isso há uma redução da irrigação sanguínea tornando a função renal ineficiente, tornando esses órgãos incapazes de remover os produtos nocivos do corpo.

Um dos principais sinais da doença renal é a retenção de liquido, perceptível pelo edema.

Há retenção de sal, que faz o organismo acumular líquido, esse acumulo sobrecarrega o coração, aumenta a pressão arterial e pode resultar em edema.

A diminuição da irrigação nos rins pode lesar ainda mais os tecidos renais, o que gera uma perda maior da função renal.

A falta de controle da pressão arterial pode lesar tanto os rins que é possível chegar a insuficiência renal total, tornando-se dependente de maquinas que substituam função a renal, são os casos de dialise, em alguns casos é indicado o transplante renal.

Tratar e controlar a pressão arterial, seja com medicamentos e/ ou associados a adesão de um estilo e hábitos de vida saudáveis, como tomar muita água, optar por uma alimentação saudável e equilibrada, reduzir o consumo de sal, praticar atividade física e seguir acompanhamento médico, pode favorecer o controle da doença renal e da saúde e aumentar a expectativa de vida com maior qualidade e bem-estar.

Havendo qualquer dúvida, converse com o médico ou com um profissional de saúde para orientá-lo. Você também pode falar agora mesmo com um profissional de saúde Ei, Doutor!

Gestores de Rh e planos de saúde Tenha o App VIC como um diferencial.

Recent Posts