Hipertensão arterial X morte súbita

Inimigos silenciosos podem matar!

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) costuma ser silenciosa. Portanto verificar frequentemente a pressão arterial (PA) é indispensável para manutenção da saúde e funcionamento normal do corpo.

A elevação matinal da PA pode ser fatal para hipertensos.  

Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão pesquisas apontam que as primeiras horas da manhã são as mais perigosas quando se trata de ataques cardiovasculares, pois referem que ao final da noite e inicio da manha é o momento que ocorrem os sonhos e as pessoas ficam mais agitadas, exigindo assim mais do sistema nervoso e nas primeiras horas da manhã, o organismo precisa de maior quantidade de oxigênio para estabilizar a PA e a frequência cardíaca (FC).

A morte súbita de origem cardiovascular é um distúrbio frequente relacionado a pessoas hipertensas e tem vitimado um número cada vez maior de pessoas, independente do perfil, inclusive jovens e atletas.

Tratar a HAS pode reduzir os riscos de morbi e mortalidade, principalmente de infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC).

O histórico familiar é um fator importante para ser analisado no desencadeamento de doenças coronarianas.

Havendo qualquer dúvida, converse com o médico ou com um profissional de saúde para orientá-lo. Você também pode falar agora mesmo com um profissional de saúde Ei, Doutor!

Gestores de Rh e planos de saúde Tenha o App VIC como um diferencial.

Recent Posts