Mito! O câncer não é contagioso.

O câncer traz consigo muitos mitos que giram em torno dele. É preciso tomar cuidado, pois um mito pode tornar-se verdade e vice-versa.

O câncer não é contagioso.

O câncer não passa de uma pessoa para outra, como por exemplo, um resfriado.

No entanto, é preciso tomar cuidado, com alguns vírus oncogênicos, vírus capazes de causar alteração celular e levar ao câncer se não diagnosticado e tratado precocemente. A transmissão dos vírus oncogênicos se dá principalmente pelo contato sexual, transfusão de sangue ou de seringas contaminadas usadas predominantemente entre usuários de drogas.

Os vírus carcinogênicos mais comuns são o da Hepatite B que pode levar ao câncer do fígado e o Papilomavírus Humano (HPV) que pode levar ao câncer de colo de útero na mulher.

É importante para a mulher a visita e acompanhamento com ginecologista e a realização do exame preventivo. As alterações celulares do colo do útero podem ser detectadas na sua fase inicial através do exame preventivo. O diagnóstico precoce é definidor e melhora o prognóstico.

O contágio pelos vírus se dá principalmente pelo não uso do preservativo.

A relação sexual segura é a maneira mais eficaz de cuidar e promover a saúde e evitar riscos e agravos.

Use preservativo e tenha uma vida segura, de qualidade e bem-estar.

 

Havendo qualquer dúvida, converse com um profissional de saúde para orientá-lo. Você também pode falar agora mesmo com um profissional de saúde Ei, Doutor!

Gestores de Rh e planos de saúde Tenha o App VIC como um diferencial.

Recent Posts