Mito ou verdade: o câncer é hereditário

Muitas verdades e muitos mitos giram em torno do câncer.

É preciso tomar cuidado, pois uma interpretação errada pode transformar uma crença em verdade e vice-versa.

Em geral, o câncer não é hereditário.

Existem alguns fatores genéticos que tornam algumas pessoas mais sensíveis à ação dos agentes cancerígenos ambientais, o que explica por que, quando expostas a um mesmo agente, algumas pessoas desenvolvem a doença e outras não.

A forma de vida como as pessoas vivem, ou seja, nascem, morrem, acesso a estudos, saúde, relação com o trabalho, estilo e hábitos de vida, são determinantes no processo saúde-doença.

Muitas famílias, pessoas, estão tão acostumados e tomam como verdade as tradições de vida de sua família, e isso pode ser um fator limitador em busca de uma vida melhor e mais segura, de promoção e proteção da saúde.

Em contrapartida muitas pessoas buscam por grandes mudanças que podem mudar de uma vida mais saudável para uma vida de mais ou maiores riscos a comprometimentos a saúde.

Diante dos apresentados cabe a reflexão de que o modo de vida nos é imposto, na maioria e que muitas vezes por mais que se perceba os prejuízos deste é difícil mudar, visto que é o modo de vida.

A exposição e o tempo de exposição a agentes que podem causar o câncer podem ser determinantes no tipo de câncer, tratamento e cura.

Buscar por medidas como a adoção de um estilo de vida saudável, através da alimentação saudável e equilibrada, a pratica de atividade física, a ingestão de muita água, a eliminação ou redução de fatores estressantes e evitar os fatores de risco podem promover uma vida mais longa e com saúde.

Uma vida mais saudável pode reduzir os fatores de risco e promover maior qualidade de vida e bem-estar.

Havendo qualquer dúvida, converse com um profissional de saúde para orientá-lo. Você também pode falar agora mesmo com um profissional de saúde Ei, Doutor!

Gestores de Rh e planos de saúde Tenha o App VIC como um diferencial.

Recent Posts