O autocuidado para hipertensos

Mudar hábitos simples no dia-a-dia, especialmente na alimentação, principalmente reduzindo o sal, pode fazer toda diferença no controle da pressão arterial.

A hipertensão arterial é um problema de saúde serio no mundo todo, leva a internações e a óbito. É a principal causa de infarto, derrame e insuficiência renal.

O controle da pressão arterial reduz riscos de adoecer e morrer em decorrência da elevação da pressão nos vasos e artérias, principalmente quando atinge órgão alvos, como é o caso do coração, cérebro e os rins.

É preciso ter cuidado! A hipertensão pode ser silenciosa, não apresentar sinais e sintomas. Portanto alguns cuidados são recomendados: optar por uma alimentação saudável e equilibrada, reduzir o sal, excluir da dieta comidas prontas, enlatadas e embutidos, evitar o consumo de gordura, evitar o consumo de álcool e do cigarro, praticar atividade física, controlar o peso, verificar regularmente a pressão e seguir acompanhamento médico, bem como as orientações.

Ao fazer as refeições, procure que seja um momento tranquilo, calmo, alimente-se devagar, mastigue varias vezes.

A pratica de atividade física ajuda no controle do estresse.

Pequenas mudanças no dia-a-dia podem fazer grande diferença na vida, mude os hábitos e prolongue a vida, com maior qualidade e bem-estar.

Havendo qualquer dúvida, converse com o médico ou com um profissional de saúde para orientá-lo. Você também pode falar agora mesmo com um profissional de saúde Ei, Doutor!

Gestores de Rh e planos de saúde Tenha o App VIC como um diferencial.

Recent Posts